O peroxido de hidrogenio, conhecido como agua oxigenada, e um antisseptico e desinfetante de uso nearby, podendo ser usado na limpeza de feridas. Porem, o seu espetro de acao e reduzido.

Esta substancia age liberando lentamente oxigenio na ferida, matando as bacterias e outros micro-organismos presentes no local. A sua acao e rapida e, se usada corretamente, nao e corrosiva nem toxica.

A agua oxigenada e de uso exclusivamente externo e pode ser encontrada em supermercados e farmacias.

Agua Oxigenada (peroxido de hidrogenio): o que e e para que serve
Para que serve
A agua oxigenada e um antisseptico e desinfectante, que pode ser usado nas seguintes situacoes:

Limpeza de feridas, na concentracao de 6%;
Desinfeccao das maos, pele e mucosas, em combinacao com outros antissepticos;
Lavagem bocal em caso de estomatite aguda, na concentracao de 1,5%;
Desinfecao de lentes de contato, na concentracao de three%;
Remocao de cera, quando usada em gotas para os ouvidos;
Desinfeccao de superficies.
Porem, e importante que a pessoa saiba que esta substancia nao age contra todos os microrganismos, podendo nao ser suficientemente eficaz em determinadas situacoes. Veja outros antissepticos e saiba para que servem e como devem ser usados.

Cuidados a ter
A agua oxigenada e muito instavel e por isso deve ser guardada bem fechada e ao abrigo da luz.

A solucao deve ser aplicada com cuidado, evitando a regiao dos olhos, ja que pode causar lesoes graves. Caso isso aconteca, deve-se lavar abundantemente com agua e ir imediatamente ao medico.

Alem disso, a agua oxigenada nao deve ser ingerida, ja que e de uso exclusivamente externo. Em caso de ingestao acidental, deve-se ir imediatamente a urgencia medica.

Possiveis efeitos colaterais
A agua oxigenada deve ser usada com cautela, ja que pode causar irritacao se entrar em contato com os olhos e se for inalada, podendo causar irritacao no nariz e na garganta. Pode causar formigamento e branqueamento temporario da pele e, se nao for nao removida, pode causar vermelhidao e bolhas. Alem disso, se a solucao estiver muito concentrada, pode causar queimaduras nas agua oxigenada para machucado mucosas.

A agua oxigenada e de uso exclusivamente externo. Se for ingerida pode causar dor de cabeca, tonturas, vomitos, diarreia, tremores, convulsoes, edema pulmonar e choque.

Quem nao deve usar
A agua oxigenada nao deve ser usada agua oxigenada por pessoas com hipersensibilidade ao peroxido de hidrogenio e nao deve ser aplicada em cavidades fechadas, abscessos ou regioes de onde o oxigenio nao possa liberar-se.

Alem disso, tambem nao deve ser usada por gravidas ou lactantes, sem orientacao medica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *